Fotos de home offices planejados

O Home office é um dos ambientes cada vez mais valorizado e solicitado em projetos residenciais. O escritório em casa é um ambiente relativamente simples de decorar e fácil de projetar, necessitando de pouco espaço e apenas uma excelente escolha dos móveis. Pode ser um local simples ou com muito estilo, mas é sempre importante manter a unidade visual da casa.

Há quem decore seu home office como um ambiente a parte e busque inspiração temática. O ideal é pensar na casa como um conjunto, mantendo o mesmo tom dos móveis ou o mesmo estilo. Tente não usar móveis vintages em um cômodo e modernistas nos outros, cortes arredondados em um ambiente e cortes quadrados em outro. Procure por estilos semelhantes.

O primeiro passo é adaptar a sua ideia à área disponível. Nem toda ideia pode ser bem executada em espaços pequenos. Se você não vai contratar um profissional, faça uma análise bem realista antes de iniciar as compras dos móveis, mas o melhor é sempre contratar um profissional para planejar o ambiente.

Dicas para home office pequeno

Espaço reduzido (muito comum em apartamentos modernos) não significa menos funcionalidade ou ausência de móveis, apenas adaptação. Toda a sua decoração pode se resumir a uma parede, por isso é cada vez mais comum criar-se um home office em corredores, pequenas salas ou dividir área com o quarto na ausência de espaço em outros cômodos.

O principal é uma mesa para computador (podendo ser do tipo bancada para poupar espaço e curta apenas para notebook), uma cadeira confortável e prateleiras. Qualquer item extra é decorativo e pode sim ter uma ótima função, mas o essencial já foi listado acima. Espaços para estudo ou escrita pedem uma mesa no local mais próximo da luz ou janela para ter uma boa iluminação. Contudo, não deixe a cadeira de costas para não sofrer com a reflexão na tela do computador, mas para leitura é uma ótima opção por receber luz direta.

Não abuse de móveis largos ou terá uma sensação claustrofóbica no ambiente, como se tudo fosse muito apertado mesmo não sendo e haverá incômodo não só para quem te visita como durante o uso também. Pense sempre em uma boa circulação no espaço e atualmente menos móveis é sempre mais. Se a parede é muito curta dê preferência a nichos ao invés de estantes e coloque a menor quantidade de itens suspensos possível para ter um ambiente clean e visualmente mais largo.

Home office pequeno pede também uma medição mais precisa do espaço. Não saia de casa sem saber qual o tamanho de sua parede e largura disponível para comprar os móveis. Em muitos casos a melhor opção será um projeto com móveis planejados porque são elaborados especificamente para o seu ambiente, do seu jeito. E para quem pensa serem mais caros, engano: alguns saem do mesmo jeito e muitos moveleiros são verdadeiros artistas. Claro, faça uma boa pesquisa de orçamento antes.

Dicas para home office grande

Não adianta ter muito espaço e usar de qualquer forma. Os móveis de um escritório precisam de funcionalidade e não há muitos itens apenas por decoração. Poltronas extras, por exemplo, apenas se você recebe clientes. Se não é o caso não necessita de uma, preze por espaço amplo. É muito mais confortável ao olhar e valoriza os demais itens.

Tendo muito espaço disponível, uma boa alternativa para quem não quer perder muito tempo com organização é utilizar armários com portas que evitam deixar suas coisas à mostra. Não está com tempo para organizar e vai receber um cliente? Fecha tudo e estará tudo limpo e lindo. Os modelos com chave também ajudam a guardar itens sigilosos e são muito usados em home office pela praticidade e segurança.

Como melhorar a decoração do seu home office?

O básico você já deve ter: mesa, cadeira e computador com acesso à internet. Mas é só isso que precisa? Depende do uso. Com espaço amplo dá para ousar um pouco mais e usar itens criativos e funcionais. Um bom exemplo é uma área de descanso com TV. Algumas profissões realmente necessitam do item, como assessoria de imprensa, publicidade, economistas… dentre outras. Ela deve ficar sempre na parede oposta da mesa de computador, de frente ou lateral.

Mesmo sendo um ambiente simples você consegue muito estilo e até um cômodo de luxo com algumas soluções simples. Poucos móveis é a tendência no momento, uma decoração clean, basta selecionar bem os itens. Obras de arte em paredes largas e vazias valorizam o espaço, mas lembrando que devem ter moldura de mesma cor dos móveis ou muito semelhante. Uma pequena coleção de filmes ou livros em estantes são ótimos complementos, mas o ideal é serem itens relacionados com o tema da profissão ou uso do ambiente. Se for apenas um espaço de estudo tudo bem, desde que não cause distrações.

Gostou das nossas sugestões de Home Offices Planejados? Deixe sua opinião na seção de comentários mais abaixo.

1 comentário, deixe sua opinião também!

  1. Maria tereza Puglia em 7 de agosto de 2016 às 19:01

    Adorei muito bem estruturado e de bom gosto

Escreva seu comentário

Aviso! Seu comentário será apagado se contiver palavrões, ofensas, abreviações sem sentido ou estiver fora do tema da página. Propagandas são deletadas automaticamente.
Clique aqui para voltar ao topo